domingo

Quem escreve, escreve sobre si

Escrever não é simplesmente pegar uma folha de papel, pensar numa história qualquer e viajar no mundo da imaginação (nunca consegui ver somente por este lado). Quando falo em escrever é algo tão transcendental que, às vezes, se torna inexpressivo o que se pretende passar com o escrito.

Alguma vezes quando comentam sobre alguns escritos, eu penso rapidamente nos possíveis momentos que a pessoa passou para produzí-los. Julgam os textos serem contornados pelos 'eu líricos' da vida, o que na minha visão não é só isso. Quando se resolve escrever algo, expomos nossas opiniões, nossas visões, os sentimentos mais ocultos que nos ocupam naquele momento e, as situações que presenciamos. Não dá para transcrever um sentimento de um 'eu' que "não existe" e muito menos comparar com algo, se não estivermos sentindo o mesmo.

O 'eu lírico' (opinião minha) foi criado para esconder a verdadeira face de alguns escritores que por algum motivo não tiveram coragem suficiente para emitir seus desejos e sentimentos mais ousados. Eu acredito que alguém pode fantasiar uma estória e simplesmente lançar um 'eu lírico' para ser dono dela, mas com certeza há uma pitada de influência de quem escreve.

Confesso: tenho medo de escrever, porque me exponho demais. Entretanto, me realizo, porque consigo "contar" para muita gente os meus segredos.

Há quem discorde da minha opinião, mas duvido encontrar algum escritor que nunca "mexeu os pauzinhos" para escrever, colocando uma pitada especial de sua realidade.

2 comentários:

  1. Concordo com quase tudo que você disse... Só que de vez em quando consigo sim escrever coisas que não tem nada a ver comigo. Já consegui fantasiar coisas que não faziam parte do meu leque de emoções.

    Hoje não é bem assim...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. hum.. eu vivo fazendo isso... rs
    contando meus segredos...
    mas acredito que haja quem consiga fazer o contrário...

    Beijos.

    ResponderExcluir