domingo

Aos que cabem

Hoje não estou num bom dia... mas vamos lá!

Um fato interessante. Todo mundo se acha inteligente. Concordo! Afinal, todos nós temos uma inteligência(pena que nem todos descobrem). Mas é curioso como alguns tentam mostrá-la. Por exemplo: Leia uma poesia. Faça de conta de que gostou e que é ótima. Dê alguns risos de maravilhado e peça para outra pessoa ler (importante: ela tem que ver o seu "entusiasmo") e vá logo elogiando dizendo que é perfeita e que é linda. E depois pergunte a ela "não é linda?". Em sã consciência a pessoa vai confirmar o que você fez dizendo "realmente é linda!". Mentira! Ela nem entendeu o que leu. Tentam me enganar dizendo que gostam de poesias. Fracos! A poesia é um dos gêneros literários mais difíceis de ser entendido.

Primeiro: a poesia não pode ser entendida, mas sentida.
Segundo: na poesia não se mostra algo, se expressa.
Terceiro: nem quem escreveu sabe o que quis dizer, se fosse ao contrário não escreviam "descontentamento descontente", "dor que desatina sem doer", "luz negra que clareia".

É ilário e ridículo ao mesmo tempo, quando você mostra um poema para alguém e recebe aquele sorriso sem graça e forçado e ainda a resposta "legal", "é lindo". Ainda mais quando tem aquelas palavrinhas super difíceis de serem compreendidas, e que até pelo chavão "depende do contexto" não podem ser desvendadas. Não quero que criem uma aversão pela poesia, mas que a julguem, ou melhor submetam suas opiniões, após uma leitura profunda e análogo da idéia. Não serão conclusões do tipo "o autor quer dizer que...". Não. Não podemos saber se é realmente isso que ele quis dizer, mas podemos deduzir o principal objetivo, objetivo este que sofreu e recebeu tantos adjetivos e comparativos poéticos.

Não julgo você que lê e é amante da poesia, pois gosta do que lê (friso "gosta", pode ser que não entenda). Mas para você que gosta e entende, sinta-se a vontade para continuar esta vida de clausura que também um dia eu me prendi.

Um comentário:

  1. Hum, eu gosto de poesia, mas não entendo todas...
    às vezes nem as minhas eu entendo...

    ResponderExcluir